domingo, 25 de outubro de 2020

ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS O CRIME AMBIENTAL DE PICHAÇÃO

GRAFFITI  X  PICHAÇÃO  -  ARTE  X  CRIME

Vídeo sobre o Graffiti Ambiental no CEA/PNB - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, produzido pelo Canal Antonce no YouTube do Historiador Wilson Vieira Júnior que é voluntário no Parque Nacional de Brasília.

Os dois painéis - "Casal de Lobos Guará" e "As 3 Onças" são utiizados nas palestras do Sgt. Ottoni (Autor das obras) do PREALG/BPMA/PMDF contra o crime ambiental de pichação e a favor da Arte do Graffiti. 
A referida palestra é oferecida para estudantes e professores das escolas que visitam diariamente o CEA/PNB para a aplicação de educação ambiental.


A Arte serve pra quê ???
Estamos tão cercados de Arte em nossas vidas que nem nos damos mais conta disso. 
Tudo que é criado e concebido pela humanidade primeiro é pensado, depois desenhado, esculpido ou criada uma maquete daquilo que depois virá a ser uma realidade útil em nossas vidas. 
Nossas roupas, celulares, relógios, sapatos, carros, casas, cidades, ruas, edifícos, monumentos e outros diversos objetos de desejo e consumo, antes de serem concretizados são primeiramente pensadas e depois desenhadas pra só depois existirem de fato, tudo que concebemos pra nossas vidas partem do pensamento criativo e artístico
E para estes diversos artistas damos vários nomes: Arquitetos, projetistas, designers...sem contar os artistas plásticos, quadrinistas, pintores, escultores, cartunistas e outros tantos que criam mundos novos através de sua arte, nos apresentando verdadeiras "janelas e portas" que nos levam pra outras dimensões da percepção de nossa existência.
Antes mesmo de falar ou escrever, a humanidade no seu alvorecer pré histórico, começava a se expressar através da Arte nas paredes das cavernas e são graças as pinturas ruprestes que hoje temos ideia de como viviam os nossos antepassados há milênios de anos atrás...
O que seria do nosso mundo hoje sem a Arte?

Refletindo sobre a atual conjuntura da crise mundial da pandemia, a Arte e a suas mais diversas vertentes - música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos, jogos eletrônicos e arte digital  literalmente tem salvado toda a população mundial no confinamento. Sem a Arte o mundo seria bem sem graça e com toda certeza ainda estaríamos vivendo em cavernas...

O Crime Ambiental de Pichação 


No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para quem pichar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
Considerado um crime de baixa potencialidade, a pichação pode se tornar uma "porta de entrada" para crimes muito mais graves, começando pelo envolvimento de jovens com gangues que muitas vezes tem envolvimento direto com o crime organizado, violência e morte no enfrentamento entre grupos rivais, envolvimento com drogas, furtos e roubos para a manutenção do vício, tráfico de entorpecentes que podem complicar e comprometer seriamente toda uma vida e futuro de crianças e jovens que resolvem se envolver com este universo, apenas para chamarem atenção. 
A todos esses problemas se somam também os acidentes decorridos do ato de pichar, aonde jovens muitas vezes caem de prédios, tendo assim um fim trágico ou passam o resto de suas vidas,presos em uma cadeira de rodas.
E isso tem influencias e consequências diretas na vida em sociedade e na segurança pública. O aumento da criminalidade nas cidades tem relação direta com o crime de pichação.
Devido ao fato dos grandes centros urbanos no Brasil crescerem desordenadamente em tamanho e em densidade demográfica e em contrapartida o efetivo policial não conseguir acompanhar tal crescimento, as forças da segurança pública se concentram e dão maior atenção à solução de crimes mais graves do que a pichação.


Seguindo o pensamento de combate de fogo com fogo, enfrentamos o crime - pichação com a arte - graffiti (tendo como exemplo em nossa região, o "Programa Picasso Não Pichava" da SSP/DF - Secretaria de Segurança Pública do Distiro Federal), ou seja, o mesmo instrumento (o spray) utilizado para prática dos rabiscos indecifráveis nos muros e paredes de casas, prédios públicos, privados e monumentos é também utilizado para a criação de verdadeiras obras primas à céu aberto, tornando paredes antes vandalizadas e muros cinzas numa gigantesca galeria de arte ao ar livre e perto dos olhos de todos cidadãos.

Todas as fotos foram tiradas na Avenida W3 Sul no Plano Piloto, desenhos e pinturas dessa matéria são de autoria de D.Ottoni. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário