quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A ARTE DE CARLOS WOLFGRAM

ESCULTURAS E DESENHOS DO ARTISTA

Carlos Alberto Wolfgram Monteiro, 50 anos, trabalha em casa, trabalhou também na Casa das Artes, e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasiília DF como Professor de desenho e escultura.

Na minha passagem pelo IdA/UnB tive a honra de conhecer e me tornar amigo do Grande Artista do desenho e da escultura Carlos Wolfgram. Na UnB fizemos algumas matérias juntos e anos após a conclusão da nossa graduação em Artes nos encontramos novamente no HVet/UnB Hospital Veterinário da Universidade de Brasília e lá fizemos Introdução à taxidermia com o Artista César Leão.

Carlos Wolfgram com César Leão e D.Ottoni no Zoológico de Brasília
Carlos Wolfgram no HVet/UnB durante o curso de introdução a taxidermia

Apresento aqui uma pequena entrevista com o Amigo e Artista que tem um trabalho extremamente significativo e admirável, no meu conceito, Carlos Wolfgram, além de um grande artista é sem sombras de dúvidas um Grande Mestre no que faz. E a minha idéia aqui é mostrar a sua Arte para que mais e mais pessoas conheçam a seu trabalho e que se puderem, adquiram um obra sua, pois em breve o Artista irá pra outros locias do nosso Globo, aonde a Arte é mais admirada, respeitada e valorizada.

A Entrevista 

Em que momento a Arte entrou em sua vida ?

No momento em que o óvulo foi fecundado e eu comecei a jornada, profissionalmente quando entrei na UnB, em 2001.

Quais artistas que mais influenciam o seu trabalho ?

Todos os que trabalharam ou trabalham com representações realistas, com objetos, arquitetura, criaturas e ambientes naturalistas, idealistas ou fantásticos, mas de base realista.

Qual método vc utiliza pra dar preço a sua Arte?

O custo de matéria-prima, materiais, equipamentos, horas de trabalho devem ser considerados, mas o mais importante é o conhecimento, como você realiza o trabalho, fazer uma escultura por exemplo, modelar, esculpir, deformar, montar, soldar, moldar, você pode usar um desses processos ou pode ser necessário usar todos eles, então cada trabalho tem suas exigências e portanto seu valor.













Como vc encara o seu trabalho como Professor e Artista e como os dois interagem no seu dia a dia?

É simples, pra ser professor de escultura eu tenho que ser escultor, pra ser professor de desenho eu tenho que ser desenhista, pintura/pintor. Essas duas situações são o meu dia a dia, quem se dedica a algo sabe que é impossível esgotar as possibilidades de renovação e recriação.





Qual o trabalho que vc mais gostou de fazer e qual foi o mais difícil?

Eu vejo isso da seguinte forma, estar fazendo é o mais gratificante, é o que me realiza, seja uma figura simples de biscuit numa aula de escultura para uma criança de 10 anos, seja modelando uma figura com os padrões gregos, ou um fazendo um desenho que precisa de quatro meses pra ficar pronto, estar imerso em um processo criativo, com seus acertos, erros, descobertas, fracassos e vitórias é o mais interessante. A dificuldade creio que é sempre a mesma, porque entendo que a realização dos trabalhos tem um caminho, um roteiro, e você encontra dificuldades/desafios em etapas diferentes em cada processo.



Vc aceita encomendas?

Sim, esculturas, desenhos, moldes.










Quais estilos de escultura vc mais gosta de trabalhar?

Realismo, com anatomia, a cabeça acho algo bem importante, a expressão do corpo, movimento.

Qual conselho vc daria para os jovens que querem seguir o mesmo caminho de vc nas Artes ?

Bom, ai depende de cada pessoa, do que ela já gosta dentro desse universo, mas seria bom experimentar, quanto mais melhor, desenho, escultura, gravura, pintura e outros, pra ampliar o conhecimento sobre procedimentos e materiais. As pessoas tem geralmente uma visão romântica do viver de trabalhar com arte, acham que a vida vai ser sempre uma novidade, não é bem assim, o trabalho, como qualquer outro, precisa de dedicação, foco, de uma rotina de procedimentos, de pesquisa, de anotações, e pra ter qualidade é necessário imersão. 


Quais são os seus planos e projetos futuros ?

Os deuses estão organizando isso pra mim.


Instagram de Carlos Wolfgram  https://www.instagram.com/carloswolfgram/

Nenhum comentário:

Postar um comentário